Unha Encravada (Onicocriptose)

O QUE É UNHA ENCRAVADA (Onicocriptose)?

Quando a unha penetra na carne junto ao dedo estamos perante uma unha encravada.

A pele forma uma barreira, mas como a unha não pára de crescer e é mais dura, penetra na pele podendo causar  dor e inflamação. Nos casos mais severos pode originar infecção com pus e sangramento.

De uma forma geral é mais freqüente afetarem o primeiro dedo, mas podem afetar os outros dedos também. Pode ocorrer em crianças, adultos ou idosos.


como-desencravar-unhaQual a Causa?

A causa mais comum de unhas encravadas é cortar as unhas dos pés de forma incorreta, de modo que elas cresçam em um ângulo agudo contra a pele. Ao longo do tempo, a unha vai perfurá-la, causando dor.  Em qualquer caso, o problema pode piorar sem tratamento.  Consulte um Podólogo, ele esta apto para ajuda-lo

 

Como se previne?

Uma dica é não deixar as unhas muito curtas, não “arredondar” o corte na parte lateral, deixando a unha de forma reta. Também, o uso de calçados abertos ou com ponta, que permitam a adequada posição dos dedos evita este transtorno

Se isso não ajudar procure um profissional de podologia

 

Como o Podólogo trata unha encravada?

O tratamento passa pela simples remoção da espícula( ponta de unha) , desinfecção e assepsia do local.

Pode não se tratar de uma verdadeira unha encravada, mas sim de calos periungueais (calos que crescem junto da unha), se assim for o podólogo faz  à remoção dos calos e se a unha estiver grossa ou encurvada, poderá rebaixá-la e direcioná-la.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

Designed by Overall Theme